Home / Blog / CSA: Experiência nacional em questões socioambientais

CSA: Experiência nacional em questões socioambientais

A CSA Consultoria Socioambiental Ltda, fundada em 2010 e sediada em Curitiba (PR), atua na realização de diagnósticos socioeconômicos, estudos fundiários, avaliações de impacto e interação social em territórios vulneráveis. A empresa desenvolve metodologias participativas com forte sensibilidade territorial, com foco em comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas e populações extrativistas. Seu portfólio inclui estudos em diversos biomas e regiões, com destaque para projetos no Pantanal, na Caatinga e na Amazônia Legal.

Entre os principais trabalhos recentes estão: (i) avaliações socioeconômicas para reassentamentos em áreas de usinas hidrelétricas no Paraná; (ii) diagnósticos em 2.500 domicílios no Pantanal sul-mato-grossense sobre acesso à energia elétrica; (iii) estudos de campo em comunidades da Caatinga baiana no âmbito de projetos de universalização energética; (iv) levantamentos socioeconômicos e fundiários em áreas de mineração e conservação ambiental na Amazônia (PA).

Em 2021 e 2022, a CSA elaborou diagnósticos socioeconômicos, avaliação de impactos, riscos e planejamento de programas para mitigação, compensação e potencialização de efeitos negativos e adversos sobre as populações do 50 municípios a serem atingidos pela ferrovia Nova Ferroeste, cujo traçado atinge os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, numa extensão total de 1.200 quilômetros, desde Paranaguá, no litoral do Paraná, até Maracaju, no oeste do Mato Grosso do Sul. A realização deste trabalho submeteu o corpo técnico da CSA ao desafio-teste de suas habilidades nos diferentes campos de conhecimento em que tem avançado: desde o planejamento de instrumentos de coleta, de plano amostral, das ferramentas auxiliares à navegação e mobilidade, com o uso das bases georreferenciadas pertinentes, passando pelo aprimoramento das técnicas de abordagem às populações locais, até às análises interdisciplinares referentes à dinâmica sociodemográfica, ao histórico da ocupação territorial, aos aspectos econômicos municipais e regionais, ao uso e à ocupação do solo, às condições da infraestrutura e a percepção social sobre os temas socioambientais e a sustentabilidade. Aos produtos gerados e entregues pela CSA, são incorporados imagens fotográficas e mapas temáticos diretamente vinculados à realidade socioeconômica em causa nos estudos realizados.     

Em 2025, a CSA liderou diagnósticos socioeconômicos e fundiários no município de Portel, região de influência da Ilha de Marajó, abrangendo aproximadamente 500 mil hectares de áreas públicas estaduais e federais, destinadas e não destinadas. O estudo foi supervisionado pelo Funbio, em parceria com órgãos estaduais, com o objetivo de embasar a criação de unidades de conservação de uso sustentável. A equipe mapeou arranjos produtivos locais baseados na extração vegetal, produção de farinha de mandioca, pesca artesanal e beneficiamento de madeira.

Durante as atividades de campo, foram documentadas situações críticas de trabalho informal, precário e a ser abolido, especialmente no beneficiamento da madeira “acapu”, envolvendo mulheres e crianças em tarefas manuais intensas. Esse conhecimento direto reforça a capacidade da CSA em analisar cadeias produtivas vulneráveis, propor estratégias de inclusão produtiva e formular recomendações coerentes com os princípios da transição justa e do trabalho decente promovidos pela OIT.

A atuação recente em Portel e Paragominas (PA) consolida a expertise da empresa na Amazônia, tornando-a apta a coordenar diagnósticos de base territorial com foco em sustentabilidade econômica, social, ambiental e institucional.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *